01/04/2007

Fallas

Bom, vou falar com um pouco de atraso sobre as Fallas. Estive em Valência para ver as tais Fallas no fim-de-semana final da Festa da Magdalena (ver posts anteriores).

As fallas são como blocos de carnaval, ou escolas de samba. Cada cidadão pertence a uma delas (generalizando), e estas organizam paellas, festas, coisas pra arrecadar dinheiro, além de cobrar mensalidades dos seus membros, com o objetivo de na Festa das Fallas, apresentarem um bom desfile e, acima de tudo, constuir uma "Falla" bonita, grande, etc etc. "Falla", além de ser o nome do conjunto de pessoas, é o nome do símbolo deste conjunto de pessoas na festa. Um PUTA boneco de madeira, resina, papel marchê e sei la o que mais. São grandes mesmo, alguns chegando a 12, 15, 17 metros de altura.

A rotina da semana é composta basicamente pelas mesmas coisas da Magdalena: Castillos de fuego, Mascletás, shows escrotos, além de ir visitando as várias fallas, para ver as esculturas estas, até segunda feira, no ápice das comemorações falleiras: Pôr fogo nas esculturas. Isso aí, por fogo em um ano de esforço. Infelizmente não fiquei para ver isso, mas deve ser no mínimo interessante, visto que algumas estão rodeadas por prédios à menos de 10 metros de distância. Quando perguntei a um Valenciano sobre o perigo de fazer uma fogueira tão perto de um predio, ele muito calmamente respondeu que os bombeiros estão sempre do lado, esfriando as fachadas dos prédios, e prontos para qualquer emergÊncia. Ok então.

Aí estão algumas das fallas que eu visitei:












Legal hein?

Comentário desconexo: Na madrugada de domingo pra segunda, algumas horas antes de botarem fogo nas coisas, deu uma ventania violenta em Valência que acabou causando danos em algumas das fallas, e no jornal da manhã apareciam algumas mulheres chorando, soluçando, claramente com o coração partido e dizendo "ai, elas quebraram logo agora, umas horinhas antes da gente queimá-las! Que lástima, que lástima!". Ô, que lástima.

Até.

Um comentário:

Unknown disse...

bala esses troços, hein?
podemos tentar lançar essa tradição em POA.
¬¬